sábado, 14 de maio de 2011

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

CONTEÚDO: Explorando a oralidade e a escrita nos balões das histórias em quadrinhos através do software Hagáquê

SÉRIE: 2º ano (Ensino Médio)

TEMPO ESTIMADO: Aproximadamente aulas de 50 minutos

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES: Artes

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Þ Ler histórias em quadrinho e ser capaz de apreciá-las criticamente;

Þ Criar e desenvolver personagens, cenários, conflitos, resoluções e diálogos para histórias em quadrinhos;

Þ Criar histórias em quadrinho a partido do editor de texto Hagáquê;

Þ Promover o trabalho em grupo por meio da interação dos alunos no computador no momento da produção do texto;

Þ Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;

Þ Perceber quais são os principais elementos das histórias em quadrinhos;

Þ Desenvolver a ortografia através da correção e coesão textual;

Þ Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador;

Þ Explorar os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais;

Þ Criar coletivamente uma história em quadrinho;

Þ Criar um livro com todas as histórias em quadrinhos.

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Þ Data show

Þ Computador

Þ Acesso à Internet

METODOLOGIA/ESTRATÉGIA

Þ 1ª aula

Antes que os alunos utilizem o computador para criar uma HQ, é necessário que se explore anteriormente com eles o gêneros das HQs, suas particularidades entre imagem e texto. O professor por meio de diferentes tipos de personagens, à medida que vai trabalhando esse tipo de texto, motiva o aluno para que no momento certo, este construa a sua história por meio de imagens já existentes na internet e disponíveis em arquivos em computadores no laboratório de informática.

Þ 2ª aula

No laboratório de informática o professor deve mostrar, por meio do data-show, o software que será utilizado pelos alunos e a forma como utilizá-lo. Em seguida os alunos assistirão a uma vídeo aula sobre hagáquê.

Þ 3ª e 4ª aula

Nesta aula os alunos começarão a produção das histórias em quadrinhos que será feita em grupos de três alunos. Após a produção das histórias pela turma, é importante imprimir sua produção para que os alunos possam explorar melhor a história construída por ele.

Þ 5ª aula e 6ª aula

Será feita, em grupo, a correção ortográfica das histórias, observando aspectos como coesão e coerência, ortografia e pontuação, partindo sempre das dúvidas e necessidades dos alunos

Para finalizar, será feita a construção dos livros com a coletânea de histórias produzidas pelos alunos.

AVALIAÇÃO

Deve-se observar o interesse dos alunos pela atividade observando-se que é necessário motivá-los antes de cada atividade. Assim, estarão sensibilizados para criar uma história usando seus conhecimentos referentes à HQ.

Os alunos serão avaliados pelo seu desempenho e sua criatividade e envolvimento com a atividade.

Para finalizar todas as histórias serão impressas e agrupadas em uma coletânea que posteriormente será exposta para apreciação da comunidade escolar no evento que se chama “Feira Multidisciplinar”

A prática pedagógica, seguramente, é enriquecida com o uso deste recurso, especialmente pelo fato de manter a história na web, aproximando os alunos do mundo virtual. Afinal, a educação caminha para a integração das TICs com as atividades da Escola.

REFERÊNCIAS

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque

http://www.turmadamonica.com.br

http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509733/hagaque

http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80

Nenhum comentário:

Postar um comentário