PLANO DE AULA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDO: Explorando a oralidade e a escrita nos balões das histórias em quadrinhos através do software Hagáquê
SÉRIE: 2º ano (Ensino Médio)
TEMPO ESTIMADO: Aproximadamente aulas de 50 minutos
RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES: Artes
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Þ Ler histórias em quadrinho e ser capaz de apreciá-las criticamente;
Þ Criar e desenvolver personagens, cenários, conflitos, resoluções e diálogos para histórias em quadrinhos;
Þ Criar histórias em quadrinho a partido do editor de texto Hagáquê;
Þ Promover o trabalho em grupo por meio da interação dos alunos no computador no momento da produção do texto;
Þ Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
Þ Perceber quais são os principais elementos das histórias em quadrinhos;
Þ Desenvolver a ortografia através da correção e coesão textual;
Þ Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador;
Þ Explorar os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais;
Þ Criar coletivamente uma história em quadrinho;
Þ Criar um livro com todas as histórias em quadrinhos.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Þ Data show
Þ Computador
Þ Acesso à Internet
METODOLOGIA/ESTRATÉGIA
Þ 1ª aula
Antes que os alunos utilizem o computador para criar uma HQ, é necessário que se explore anteriormente com eles o gêneros das HQs, suas particularidades entre imagem e texto. O professor por meio de diferentes tipos de personagens, à medida que vai trabalhando esse tipo de texto, motiva o aluno para que no momento certo, este construa a sua história por meio de imagens já existentes na internet e disponíveis em arquivos em computadores no laboratório de informática.
Þ 2ª aula
No laboratório de informática o professor deve mostrar, por meio do data-show, o software que será utilizado pelos alunos e a forma como utilizá-lo. Em seguida os alunos assistirão a uma vídeo aula sobre hagáquê.
Þ 3ª e 4ª aula
Nesta aula os alunos começarão a produção das histórias em quadrinhos que será feita em grupos de três alunos. Após a produção das histórias pela turma, é importante imprimir sua produção para que os alunos possam explorar melhor a história construída por ele.
Þ 5ª aula e 6ª aula
Será feita, em grupo, a correção ortográfica das histórias, observando aspectos como coesão e coerência, ortografia e pontuação, partindo sempre das dúvidas e necessidades dos alunos
Para finalizar, será feita a construção dos livros com a coletânea de histórias produzidas pelos alunos.
AVALIAÇÃO
Deve-se observar o interesse dos alunos pela atividade observando-se que é necessário motivá-los antes de cada atividade. Assim, estarão sensibilizados para criar uma história usando seus conhecimentos referentes à HQ.
Os alunos serão avaliados pelo seu desempenho e sua criatividade e envolvimento com a atividade.
Para finalizar todas as histórias serão impressas e agrupadas em uma coletânea que posteriormente será exposta para apreciação da comunidade escolar no evento que se chama “Feira Multidisciplinar”
A prática pedagógica, seguramente, é enriquecida com o uso deste recurso, especialmente pelo fato de manter a história na web, aproximando os alunos do mundo virtual. Afinal, a educação caminha para a integração das TICs com as atividades da Escola.
REFERÊNCIAS
http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque
http://www.turmadamonica.com.br
http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509733/hagaque
http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80
Nenhum comentário:
Postar um comentário