domingo, 1 de maio de 2011

PCNs

Nos PCNs se concebe a educação escolar como uma prática que tem a possibilidade dos alunos desenvolver suas capacidades e aprender os conteúdos necessários para entender a realidade e participar nas relações sociais, políticas e culturais diversificadas e amplas, condições fundamentais para o exercício da cidadania e para a construção de uma sociedade mais
democrática e não excludente (BRASIL, 1997, p. 45).
A escola, para a construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura da comunidade na qual está inserida, proporcionando as crianças o acesso ao saber, nos âmbitos: nacional, estadual e municipal bem como ao patrimônio universal da humanidade (BRASIL, 1997, p. 46).
As aprendizagens só serão significativas à medida que os alunos consigam estabelecer relações substantivas e não-arbitrárias entre os conteúdos escolares e os conhecimentos prévios construídos por eles, num processo de articulação de novos significados. É o professor que por meio da intervenção pedagógica, promove as aprendizagens mais significativas. (BRASIL, 1997, p. 52).
Enfim, o educador deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino de maneira adequada e coerente com seus objetivos. A partir disso o professor elabora o plano diário e a intervenção de maneira a propor situações de aprendizagens ajustadas às capacidades cognitivas dos alunos (BRASIL, 1997, p. 55)

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